Chuva intensa em SC tira 200 pessoas de casa e deixa comunidades isoladas

Compartilhe:

A chuva intensa que chegou a Santa Catarina no fim da tarde de sexta-feira (6), vinda do Rio Grande do Sul, começou a provocar transtornos aos moradores. Em Bom Retiro, na Serra catarinense, pelo menos 200 pessoas tiveram de sair de casa por conta de alagamentos e comunidades ficaram isoladas. É o que mostra o relatório da Defesa Civil do Estado, divulgado às 5h20min deste sábado (7).

Cerca de 50 residências foram afetadas por inundações. Os bombeiros precisaram salvar três pessoas que estavam no telhado de uma casa na Rua Carlos Werner, no bairro Capistrano. Sem conseguir acesso com botes, as equipes amarraram uma corda em um ponto sem inundação e depois levaram até as vítimas. Elas colocaram colete salva-vidas e depois caminharam até o porto seguro.

Em outra casa, os bombeiros resgataram mais quatro pessoas, incluindo uma criança. Dois cães e dois gatos da família também foram salvos pela corporação. Os bombeiros ainda fizeram buscas pela região para verificar se havia mais alguém ilhado, mas não encontraram ninguém. Além disso, rios transbordaram comprometendo o acesso às comunidades do Matador, Papuan e Vila Nei.

 

Santa Catarina está em alerta por causa da chuva pelo menos até segunda-feira (9). A Defesa Civil emitiu um boletim dizendo que em algum pontos do Estado os volumes podem chegar a até 300 milímetros, resultando em alagamentos e deslizamentos de terra. Em Bom Retiro, uma das cidades onde mais chove em SC até o momento, foram 73 mm entre às 18h de sexta e às 6h deste sábado.